TRANSLATE
  Português   English   Español
Selecione / Select / Seleccionar


Português


English


Españou

01 setembro 2022

Experiência para a Eternidade

"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." (Filipenses 3:20-21)
 
No princípio Deus criou os céus e a Terra, e criou o homem, lhe dando o Seu fôlego de espírito de vida, para que tivesse a felicidade plena, e vivesse para sempre. Por causa da justiça de Deus, o homem foi submetido à uma prova de fé e obediência, diante da qual infelizmente exerceu o seu livre direito de escolha e caiu, desprezando a graça e a luz de Deus, e por causa do pecado, deixou a corrupção, o Reino das Trevas e a morte entrarem no mundo. O homem é um projeto celestial que foi feito para vencer, e não para que fracassasse. Ele apenas deveria ter vencido a justa prova de fé que lhe foi imposta, como futuro herdeiro do universo, para que provasse a sua fidelidade e obediência, e fosse aprovado para de fato herdar a vida plena e ilimitada para a qual foi criado e destinado.

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12)
Mas Deus, cheio de terno amor e misericórdia pelo mundo, já havia arquitetado um plano de salvação para o projeto humano, entregando o Seu Filho, desde antes da fundação do mundo, para que fosse o fiador e substituto legal do experimento adâmico, caso este falhasse na fé e na obediência, se rebelando contra o Criador. Antes de Deus ordenar para que esta dimensão temporal viesse à existência, desde a eternidade, Ele enxergou o coração do homem e tudo o que iria acontecer, e se quebrantou por causa da destruição da obra de Suas mãos, e amou o mundo como eterno amor, enviando Cristo ao mundo, o qual se fez homem, mesmo que sem pecado, para que então vencesse a prova da justiça divina para a nossa redenção, vivendo uma vida de fé e obediência perfeita, morrendo pelos nossos pecados e ressuscitando ao terceiro dia, para que fôssemos perdoados, libertos e ressuscitados da morte espiritual para a vida eterna.

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação [oferta] pelos nossos pecados." (1 João 4:10)

Desde a queda do primeiro homem, Deus iniciou a Sua bendita intervenção através dos tempos para levar a cabo a Sua obra de salvação para todos os que cressem, e desde o Éden, o homem e o mundo entraram em estado de experiência divina e prova de fé, tendo em vista a vinda e a obra de redenção do Filho de Deus por amor a todos os que buscam a verdade e dispõem o coração para o Reino de Deus. Quando o homem aceitou a desprezível calúnia da Serpente e deu um voto final contra a integridade do Todo-Poderoso Pai da Luz, ele entregou o tudo em troca do nada, a eterna existência de felicidade, harmonia e justiça em troca da eterna destruição, e por causa do pecado, este Universo e este mundo já estavam condenados ao extermínio. Mas, por causa do amor de Deus, e da obra de Cristo, que viria, a Terra e o Reino do Mundo se tornou em um grande campo de testes de fé e experimento celestial de corações para o futuro e para a luz, até o fim dos tempos. Este mundo é um mundo caído. Esta vida e este mundo agora são apenas um campo de experiência probatório para a eternidade, que é o verdadeiro futuro e a verdadeira vida que há de vir.
Tudo o que está acontecendo aqui é um grande conflito envolvendo os Céus e os Poderes Tenebrosos da Destruição. Toda esta tribulação, ódios, guerras, dores, sofrimentos, catástrofes, tristezas e mortes são consequência da incredulidade e pecado do primeiro homem, o qual gerou todo o mundo.

"Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17:10)

Tendo Deus, desde o princípio, intervindo no mundo, realizando grandiosos atos de libertação e de justiça entre o Seu povo, e manifestando a Sua fidelidade e o Seu poder, finalmente nos enviou o Seu Filho, a Jesus, para executar a obra da nossa salvação e trazer de volta o Seu Reino entre os homens. Pelas obras de Deus, e pelos Seus maravilhosos atos de salvação, o testemunho da Sua Palavra está sendo manifesto no mundo, a confirmação de que Ele é verdadeiro, fiel, digno, justo e santo, o Todo-Poderoso e Único Deus da Eternidade, de maneira que não há desculpas para todos aqueles que, tendo visto claramente a Sua verdade, permanecerem incrédulos, amando as trevas e justificando a mentira.

"E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti." (1 Reis 8:23)

"Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado." (João 15:22)

Deus está trabalhando no mundo, desde a queda de Adão, e continua sustentando a todos com o Seu poder, concedendo o Sol, o ar para a respiração, o tempo, a chuva, a frutificação do alimento na terra, as estações, a Sua bondade, a Sua inspiração, o Seu governo superior protetor, a Sua intervenção de proteção misericordiosa vinda dos céus, a Sua graça, o Seu perdão diário, a Sua paciência, a Sua luz, o Seu espírito de vida, a Sua Mão Onipotente e a Sua Palavra, para que todos os homens, sem discriminação alguma, tenham todos a oportunidade de contemplar as obras divinas, se arrependerem das más ações e crerem no Seu poder para serem salvos.
Ele está operando poderosamente no mundo desde o princípio do tempo probatório da humanidade, agindo ativamente, sobretudo no meio do Seu povo, que é Israel, a Igreja e todos os que o buscam, para que todos conheçam o Seu Reino de Luz e a Sua Justiça, para que se convertam e sejam salvos.

"Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro." (Isaías 45:22)

Portanto, amados irmãos, esta vida presente e este mundo não são para serem amados como se fossem para sempre, e também no que diz respeito as glórias e prazeres passageiros deste século mal (toda esta era má), e a todo este tumulto e ilusão de cobiça que acontece entre os incrédulos e que dança diante dos nossos olhos tentando nos enredar e nos seduzir para o pecado. Meditem o quanto breve e temporária é a nossa vida e a nossa passagem por este mundo. Então, por que vamos investir o desejo dos nossos corações, as nossas almas e a nossa eternidade num único grão de areia, perto de um eterno mar de dunas que nos espera à nossa frente? Não significa que não devemos viver, trabalhar, crescermos em conhecimento, praticarmos o bem, darmos bom testemunho, sermos bons e honestos cidadãos, lutar o bom combate da fé e vencermos na fé, perseverando fieis até o fim.

"Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem." (1 Pedro 2:11-12)

Sim, devemos viver, como renascidos da luz e cidadãos dos céus. Mas nós fomos gerados de Deus, em Cristo, para a vida eterna, somos peregrinos e forasteiros nesta Terra, não pertencemos a este mundo, mas pertencemos ao Reino Superior de Deus, salvos por Jesus Cristo, o Deus Filho, e esperamos novos céus e nova Terra, uma pátria celestial imorredoura e um Reino de Luz Eterno que há de vir, e muito próximo está. Para todos aqueles que são salvos, esta vida e este mundo é um grande experimento de fé e uma oportunidade de se viver uma vida de obediência que glorifica a Deus, praticando o amor e a justiça e obedecendo a Sua Palavra para alcançar bom testemunho e se tornar um vencedor na luz. O alvo da nossa vida é alcançarmos a aprovação na Fé diante de Deus.
Os filhos de Deus não foram feitos para amar este mundo, mas para vencê-lo, glorificarem a Deus e brilharem em justiça, suportando as tribulações e sofrimentos com paciência e perseverando fieis até completarem as suas carreiras e alcançarem entrada e cidadania permanente no Reino dos Céus, pela vida e pela justiça de Cristo, nosso Exemplo Maior, Precursor e Mestre, pelo qual somos libertos, justificados e salvos através da fé.

"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." (1 Pedro 4:12-13)

Após a queda de Adão, a Terra não é mais um lugar de vida permanente, como se fosse para vivermos aqui para sempre, mas se tornou uma grande arena de um assombroso conflito espiritual de fé temporário e prova de fidelidade para provar o coração de todos os homens que, por causa da obra de redenção de Cristo e a possibilidade do pleno perdão e salvação de Deus, têm agora, neste tempo passageiro, a oportunidade de se voltar para Deus, vencer o mundo praticando a justiça e se tornar um Filho da Luz para herdar a futura ressurreição e a vida eterna, no Reino Celestial de Justiça e de Paz que há de vir. Agora, durante esta vida passageira de prova divina, todos podem escolher livremente entre crer na verdade ou amar a mentira, entre praticar a justiça ou se vender à impiedade, entre praticar o amor ao próximo ou se trancar em egoísmo pensando somente em si, entre sofrer pela obediência à verdade ou desfrutar das doces iscas do pecado, e entre reconhecer a Cristo, aceitando-o como Senhor, através da fé, ou se entregar ao Reino das Trevas, amando esta vida aparente como se fosse para sempre, para a eterna destruição. Hoje ainda é tempo de arrependimento, e hoje ainda é tempo de salvação para todos os que se voltarem para a verdade, confessando a vitória da paz e da justiça, conquistada pelo Filho de Deus sobre a Cruz.

"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;" (1 Pedro 1:7)

"Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." (Apocalipse 21:7)