TRANSLATE
  Português   English   Español
Selecione / Select / Seleccionar


Português


English


Españou

06 setembro 2022

A Sempiternidade de Deus

"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Salmos 90:2)

"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Isaías 43:13)


A dificuldade para assimilar o mistério do tempo e do princípio da nossa existência é muito grande, pois vai além da nossa lógica e do nosso raciocínio. Deus é Todo-Poderoso, Eterno e Transcendente, Ele é o Pai da própria Eternidade e do Tempo. A Eternidade é uma dimensão superexistencial e supertemporal, sublime e maravilhosa, cheia de justiça, de amor e de luz, que não tem antes, nem durante nem depois, onde a existência e a paz jamais se separam. Aquilo que possibilita a existência do tempo é a matéria energizada da dimensão tridimensional que vibra, se transforma e se move. A eternidade é ultradimensional e ultraespacial, e lá nada é tempo, tudo é sempre, e lá nada é distância, tudo é presente. Contudo, lá existem lugares, e existem acontecimentos. Lá está a habitação e o Santuário Maior de Deus, onde Jesus compareceu por nós, pela raça humana, para efetuar a nossa redenção e salvação. Lá estão as muitas moradas da Casa de Deus, para onde vão os salvos, lugares dos quais o Senhor Jesus se referiu na Sua oração sacerdotal por nós, no Evangelho de João. Lá estão as moradas dos anjos eleitos, e das infindáveis famílias de raças celestiais superiores, que venceram na fé e foram elevadas em luz. Lá existe juízo e justiça, e as justas leis superiores do governo de Deus. Lá existem norte e sul, e lá estão o Monte da Congregação, onde os universos se reúnem para adorar a Deus, e as Altas Estrelas de Deus, referidos em Isaías 14. Lá aconteceu a grande rebelião do Antigo Querubim e a grande batalha de Miguel, onde Deus venceu e de lá expulsou os exércitos inimigos. É da eternidade de onde o Nosso Senhor Jesus, o Filho de Deus, abrindo mão da Sua glória, desceu até nós, se fazendo homem e morrendo pelos nossos pecados, para nos perdoar, nos trazer de volta a vida e nos restaurar ao Reino de Deus, o Pai. É para lá que o Senhor, após obter a nossa salvação pela Sua vitória e ressurreição, subiu e se assentou, à direita de Deus, tendo recebido todo o poder e a autoridade nos Céus e na Terra, onde novamente vive para sempre e de onde intercede pelos salvos. De lá está descendo a Nova Jerusalém, que aparecerá após o Juízo Final, e que será a eterna habitação de Deus e dos Seus Filhos nos Novos Céus e na Nova Terra que muito próximos estão para surgir para com os que creram.

"Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação." (Salmos 24:3-5)

Deus, o nosso Pai e o Supremo Criador, habita na eternidade, mas Ele mesmo existe e vive acima até mesmo da própria dimensão em que habita e de onde governa todos os reinos existenciais da Criação. Ele é Sempiterno. Aquele que era, que é e que há de ser para sempre. Ele vive e existe além até mesmo da própria dimensão do ser, do sentido, do existir e do sempre. Deus é inalcançável e incomportável por qualquer entendimento, razão ou medição que possam existir, de maneira que Ele é o que simplesmente Ele É, O Todo-Poderoso Invencível em Grandeza, e Ele só pode ser conhecido pela Fé na Sua Palavra e pelo reconhecimento da Sua Fidelidade, Poder e Justiça, que também estão nas obras da Criação, e que são desde todo o sempre e antes de todo tempo, antes da criação de todos os universos luminares ou hiperluminares, de eternidade a eternidade. Ele é o Pai da Verdade, da Equidade e do Poder. Ele aceita e atende as nossas orações, verdadeiramente, desde que haja fé e sinceridade em nossos corações, mas Ele não precisa consultar ninguém para entender tudo e sempre saber infalivelmente o que fazer.

"Ao Todo-Poderoso não podemos alcançar; grande é em poder; porém a ninguém oprime em juízo e grandeza de justiça." (Jó 37:23)

A Sua sabedoria e a Sua justiça são perfeitas, excelsas em poder, e jamais poderão ser superadas. Ele governa sobre tudo e julga com justiça toda criatura vivente e consciente em todos os termos do Seu domínio, desde o Seu Santo e Altíssimo Trono, que é eterno e perpétuo, e com o Seu Cetro de Equidade domina sobre toda a Plenitude da Criação. Não há justo que fique sem recompensa, nem ímpio que escape do juízo, pois Ele é Onisciente e Onipotente, veloz em recompensar, e tudo sabe e tudo vê até o interior de todos os corações com a mais absoluta perfeição e discernimento. Ele é o Dono e Senhor de todo o Poder, nos céus e na Terra, o Grande Juiz e Salvador de Todos os que o buscam, e para Ele, absolutamente, nada é impossível em verdade e em justiça. Ele é o Rei das Nações, o Grande Juiz de toda a Terra e o Salvador do Seu Povo, que opera grandes sinais e maravilhas, poderoso nas guerras, que faz o mar se dividir em seco e pára o Sol no meio dos céus para salvar aos Seus redimidos.

"O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade." (Salmos 45:6)

Tudo foi criado, veio a existir e a ter vida através do Seu eterno poder, segundo o sábio conselho da Sua vontade, e nada é, e nada vive, e nada existe sem Ele ou transcendente a Ele. Ele é a Fonte Antecedente, o Pai da Luz e dos Espíritos, o Arquiteto Primordial, o Princípio e o Fim de todas as coisas, nos céus e debaixo dos céus, e o Eterno doador da vida e da força que faz mover. Pela Sua Palavra Ele decreta, e as coisas que não existem passam a existir, e as coisas que não são passam a ser. Ele suspende os astros nos espaços e estabelece as leis atômicas dos universos, equilibrando todas as suas forças gravitacionais e energéticas em harmonia. Ele é o sábio engenheiro e programador do DNA, muito embora que a vida esteja no espírito, e não na matéria, e determina com precisão todas as sínteses químicas e biológicas das matérias vivas. Ele sabe o tempo certo das estações, das chuvas, da neve, do frio e do calor, e os ventos brandos ou tempestuosos obedecem aos Seus fieis decretos.

"DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios." (Salmos 24:1-2)

Se Ele mandar, a seca, a fome e a peste assolam os homens e as nações, e quem vai duvidar da sabedoria do que Ele faz? Se Ele decretar uma guerra, quem vai impedi-lo de executar a Sua estranha, porém justa obra? Ele vê o que está no coração de uma nação, e conhece o que ela vai intentar levar a cabo se Ele não intervir com juízo de guerra, de fome ou de peste, pois os corações dos homens estão cheios de egoísmo, ódios, adultérios, homicídios, prostituições, avarezas, idolatrias e desobediências. Se a Sua misericordiosa paciência se esgotar, e Ele decretar a assolação ou até mesmo o fim de uma nação, quem irá impedi-lo de executar o justo juízo da Sua Santa Ira? Ele certamente fará tudo o que lhe apraz até ter se vingado de todos os Seus inimigos, e de todos aqueles que o odeiam, e não há homens valentes ou armas nucleares que suportem o poder do Seu Braço. Mas Ele também é benigno e misericordioso, cheio de graça e amor, pois se os homens se despertarem, e considerarem, e se arrependerem dos seus assassínios e das suas más obras, e confessarem seus pecados, e clamarem aos Céus, Ele é clemente e piedoso, grandíssimo em perdoar e Todo-Poderoso para libertar e salvar aqueles que invocarem o Seu Nome, o Deus Eterno, e para Ele se converterem.

"Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais." (Ezequiel 14:13)

"Ele é o SENHOR nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra." (Salmos 105:7)

Esta Terra e este universo, no princípio, foram criados, pelo decreto da Palavra de Deus, que é viva, onipotente e infalível sobre todas as coisas. Mas este mundo é temporal, e nós, nesta vida presente, somos seres temporais, que vivem debaixo do tempo. Antes de este mundo vir a existir, Deus já existia e sempre existiu, muito acima de toda noção de tempo e dimensão, pois Ele é Eterno, e habita na eternidade, a Sua bendita morada de luz. Nós devíamos prestar atenção no quanto pequeno e limitado somos, e, por causa do pecado de Adão, este mundo é um mundo caído, e desde aquele tempo tudo aqui entrou em estado de experiência de fé e provação, para que todos os corações que adentram neste campo de fogo sejam experimentados e provados na fé antes de entrarem na eternidade, seja para a vida ou para o juízo. Todos estão sendo provados para ser manifesto se cada um olhará para a luz, se arrependerá e praticará a justiça para com Deus e para com o próximo, ou fechará os olhos para a verdade de Deus, tão grande, magnífico e maravilhoso, que nos enviou o Seu Filho, claramente manifesto em todas as grandiosas obras da Criação presentes nesta Terra e neste Universo, coisas espantosas e maravilhosas, como a ação equilibrada e protetiva do Sol, a ordem proposital e definida das constelações das estrelas, a constância das estações, a sábia alternância do clima, a geração ininterrupta de oxigênio nos mares, a eclosão e crescimento programado de uma semente, o nascimento e o desenvolvimento da vida, a sincronia impressionante da vida dos animais, a capacidade intelectual do homem, a diversidade das substâncias, as leis verificáveis da física e da química, as descobertas científicas, as luzes do alvorecer e a grandeza de tudo.

"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1:17)

Deus sabe de tudo o que está acontecendo entre nós, e Ele está acima do tempo, e conhece o nosso passado, presente e futuro como um só texto escrito, que Ele conhece do começo até o fim. E ainda mais do que isto, Ele conhece o interior de cada coração. Ele está na eternidade, e tem todo o domínio e poder sobre tudo, como um homem com uma borboleta nas mãos, mas, mesmo nós sendo maus e pecadores, Ele não nos deixou sozinhos e desamparados, se nos dispusermos a crer. Ele nos enviou ao Seu Filho, a Jesus, para nos salvar da queda de Adão e de todos os nossos pecados, se tão somente crermos no Seu Todo-Poderoso Nome, que é santo e adorado pelos anjos e pelas miríades da Criação. Ele é poderoso para nos ajudar e nos socorrer em todas as nossas tribulações que passamos por aqui, se buscarmos com Fé a Sua face. Este mundo um dia passará, todo este universo, que são os nossos céus visíveis, ardendo em chamas de fogo e fumaça, e desaparecerá para dar lugar ao nascimento de um novo Céu e uma nova Terra, onde haverá o Reino Eterno de Deus, onde haverá paz, e onde habitará justiça e vida para sempre, entre todos os que crerem e se voltarem para Cristo ainda em vida, durante este grande teste espiritual que sofremos neste tempo presente, que não é um teste para a nossa destruição, nem para o nosso mal, mas para conhecermos a nossa pequenez e necessidade de salvação, nos arrependermos e crermos em Deus, por meio do Seu Filho, nos voltando para o Seu Reino e obedecendo a Sua Palavra para que, pela paciência e perseverança até o fim, glorifiquemos ao Senhor para sermos aprovados e nos tornarmos mais do que vencedores, pela Fé e pela vida de Cristo, para herdarmos a entrada nas Suas moradas celestiais e a futura ressurreição dos santos na luz para a vida eterna.

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (João 3:17)

"Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre." (Deuteronômio 32:40)