TRANSLATE
  Português   English   Español
Selecione / Select / Seleccionar


Português


English


Españou

25 abril 2016

Estudo Bíblico - Fé

Hebreus, capítulo 11:

1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.
5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o transladara; pois antes da sua transladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.


Firme Fundamento (ou certeza): é algo seguro, bem alicerçado.
Das coisas que se esperam: esperança é para o que ainda não se pode ver. A fé é a certeza de que esta esperança certamente se cumprirá. A fé não traz dúvidas, nem temor, mas uma plena convicção. Pois pela Palavra de Deus há de se realizar.

Prova das coisas que não se vêem: A verdadeira fé consiste em crer naquilo que não pode ser visto pelos olhos ou sentidos naturais, mas já existe no plano espiritual. A fé é sobrenatural. É algo espiritual, vindo da parte de Deus. Ela nasce no coração, e não na mente.

Deus age em nossas vidas de acordo com a nossa fé. É a substância que Ele precisa para operar. A ação de Deus pode ser limitada em nós se tivermos pouca fé. (Ver ex. de Jesus, quando não pôde operar milagres na sua terra natal. Mc 6:5).

No v. 2 diz sobre o bom testemunho que os antigos alcançaram. Por crerem em Deus, suas vidas foram mudadas pelo seu agir poderoso, levando-os à prática da justiça e da verdade, mesmo no meio de uma geração perversa e incrédula. Quem crê em Deus e na sua Palavra terá uma vida transformada, mudada pelo poder de Deus. E com certeza trará grande impacto no meio de um mundo pecaminoso, imerso na iniqüidade.

No v. 3 vemos que a tudo o que Deus criou foi pela fé. Veja como Deus fez: do nada ele criou toda esta riqueza e imensidão da terra e do céu, e tudo pela fé. Então, para mudar o mundo não existe outro meio senão a fé!

Veja que coisa tremenda, a fé é algo que já existia antes do mundo ser criado, e por ela ele veio a existir. Então, imagine o quanto ela poderá operar nele e transformá-lo se agirmos por ela! Por isso Jesus andou sobre o mar, por isso ele transformou água em vinho, fez uma figueira secar e mandou a tempestade se calar! Jesus agia pela fé, aleluia! Nós também podemos agir assim.

V. 4. Abel foi considerado justo, e a sua oferta agradável a Deus, por quê? Por que ele tinha fé, ao contrário de Caim. Caim esperava agradar a Deus pelos seus méritos e ofereceu produtos da terra, que não representam sacrifício, já que não têm vida. Abel ofereceu o melhor, dos primeiros da sua criação. Ofereceu um cordeiro, que é algo vivo, e que denota verdadeiro sacrifício. Por isso a Bíblia nos fala de sacrifício vivo. Vemos então que para fazer um sacrifício é preciso ter fé, eis a diferença entre os dois, a fé!

V. 5. Enoque foi um homem que andou com Deus, como? Pela fé. A fé sempre nos leva para mais perto de Deus, por isso, não tenha medo quando a sua fé for provada, pois neste instante ela está te conduzindo para mais perto dele, Aleluia! Diz ainda o versículo que ele agradou a Deus, como? Pela sua fé. O que agrada a Deus não é a perfeição, a ausência de falhas, mas um coração que acredita nele. Deus quer que você creia, por que se você crer ele transformará a sua vida e a levará a ser do modo que ele deseja. Fé, é isso que Deus quer do homem. Tanto que Enoque foi arrebatado para os céus, pois Deus o tomou para estar junto com ele. Que coisa maravilhosa!

V. 6. Por mais que uma pessoa se esforce, por mais que tente fazer tudo certinho, praticar boas obras e tudo mais, se não tiver fé não poderá agradar a Deus. Vemos muitos perguntando: Ah! Fulano não é crente, mas é tão bonzinho, acho que ele merece ir pro céu! Mas se a pessoa não tiver uma fé viva no Deus verdadeiro, ela não poderá jamais agradá-lo, e Ele é o único que pode levar para os céus. Sem fé ninguém vai ser salvo, não adianta argumentar, Efésios 2:8 diz – Pela graça somos salvos, pela fé... E esta fé tem que ser em Jesus, pois foi a Ele que Deus enviou para salvar o mundo.

Ainda no v. 6 aprendemos algo tremendo. Como nos aproximarmos de Deus? Crendo que ele é verdadeiro. É algo tão simples. A partir do momento que cremos em Deus, passamos a temê-lo, sabendo que Ele é justo e santo. E a nossa vida é mudada pela presença maravilhosa do Deus Eterno. Mais há algo maravilhoso que aprendemos, Deus está procurando pessoas que têm fé, ele procura os que o temem. Se você ir em direção a Deus, ele também irá em sua direção, ele quer te encontrar! Aleluia!

O profundo anseio de Deus é abençoar a vida das pessoas, e Ele recompensa aqueles que o buscam. Está pronto e ansioso para libertar, curar, sarar e encher de ricas bênçãos a vida daqueles que o buscam, é só ter fé. Fé nas suas grandes e preciosas promessas! Amém.