TRANSLATE
  Português   English   Español
Selecione / Select / Seleccionar


Português


English


Españou

12 junho 2022

A Invencibilidade e Infalibilidade de Deus

"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Isaías 43:13)

Dentre os diversos atributos de poder de Deus, um deles é que Ele é invencível. Ele é Todo-Poderoso e Santo, Aquele cujo poder, justiça e força não podem ser vencidos, nem alcançados, e nem ainda medidos. A Sua sabedoria, a Sua ciência e visão são supremas, insondavelmente acima de toda criatura ou força, boa ou má, que possa existir. Ele é o Infinito, o Inesgotável e o Inalcançável, que vive e existe acima de todas as coisas, acima de todo ser, pensar e existir. Ele é o Santo dos Santos, Aquele que absolutamente não pode ser superado em santidade, e que não pode mentir nem praticar a iniquidade. Ele é inalcançável em fidelidade, justiça e verdade, e ninguém é tão santo, justo e perfeito como Ele. A justiça do Seu Caráter e das Suas leis é eternamente perfeita e inatingível, e amplamente suficiênte para todos os níveis de vida e padrões de justiça. Para Ele nada, definitivamente, é impossível, em poder, em solução e em salvação. Não há nada nem ninguém semelhante ao Altíssimo, nem que exista ou tenha existido antes, acima ou depois dEle, no tempo, no espaço e no sempre. Ele é o Fiel Criador e o Supremo Pai da Luz, o Oniexistente, o Deus Único e Verdadeiro, para o qual temos acesso e reconciliação através de Jesus Cristo, Seu Filho.

"Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre." (Deuteronômio 32:40)

Em primeiro lugar, ninguém é tão santo e tem o caráter tão puro e perfeito como o do Senhor. Ninguém pode vencê-lo em fidelidade, justiça e verdade. Extraordinária e muito sublime é a pureza e a santidade dos anjos e de outros seres de luz que habitam nas dimensões celestiais, grandiosos em poder, em justiça e glória, mas nenhum deles é tão santo, tão fiel, tão justo e glorioso como o Magnífico Pai da Vida. A Criação existe debaixo da justiça e do juízo, e as leis divinas e o direito estão estabelecidos para reinar sobre todo ser que respira. Todos estão responsabilizados a andar debaixo das leis de Deus e andar nos Seus caminhos, cumprindo os Seus justos juízos, estatutos e decretos. A Fé em Deus e na Sua Integridade é o princípio de toda a justiça, mas ninguém é tão excelente em fidelidade e justiça como o Senhor. Ninguém é tão Íntegro e Sábio como Ele, e ninguém O pode vencer em fidelidade, em justiça e em verdade, pois Ele é perfeito em retidão e amor, Incorruptível, Onividente e Onisciente, a ponto de ser absolutamente impossível para Ele se corromper, ser enganado, praticar a mentira ou a iniquidade em todos os desígnios do Seu Coração. Ele é fiel em todas as Suas alianças, e cumpre todas as Suas Promessas. O Seu governo e o Seu domínio são de justiça e de juízo. Ele jamais perverte as Suas próprias leis e o direito. Ele não faz diferenciação entre pessoas, nem entre grandes e pequenos, nem entre ricos e pobres, e julga a todos com fidelidade e justiça. Nenhum ser ou criatura que contender contra Ele em juízo será capaz de superar a Sua integridade, a Sua retidão e justiça, que são absolutas e perfeitas. Ninguém jamais poderá superar a perfeição do Seu Caráter e vencê-lo em justiça. Ele é Santo, Absoluto em Verdade e Invencível em Justiça.

"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." (Deuteronômio 32:4)

"Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus." (1 Samuel 2:2)


Em segundo lugar, ninguém é tão sábio e conhecedor de tudo como Ele. Nenhum entendimento, pensamento ou filosofia podem derrotá-lo em conhecimento. Nenhuma sabedoria jamais será tão excelente como a dEle, e nenhuma inteligência jamais será tão exata e verídica como a Sua. Nenhum dogma ou teoria jamais poderá vencer a Sua Verdade, e nenhum juízo jamais será tão justo e verdadeiro como os Seus Juízos. Ele fundou a terra pela Sua sabedoria, pelo Seu entendimento fez os céus, e pelo Seu conhecimento estabeleceu as Suas leis sobre todos eles. Ele conhece os segredos do coração de todos os homens e nenhum mistério é demasiadamente difícil para ser solucionado por Ele. Ele pode se mover no tempo, e descobre o passado, o presente e o futuro como a página de um só livro que se desenrola. Ele inquire os intentos do coração dos povos e os faz desvairar como loucos. Das trevas descobre coisas profundas, traz à luz a sombra da morte, traça o caminho do sol e desenha o curso dos relâmpagos. Ele apanha os sábios na própria astúcia deles, "aos conselheiros leva despojados, e aos juízes faz desvairar." Ele muda os tempos e as estações; e remove os reis e estabelece os reis; dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos, conhece as trevas e com Ele mora a luz. Demarca o limite dos povos e executa juízos entre as nações. O Seu entendimento é elevado e não se pode medir. Os Seus pensamentos são altíssimos, mais altos do que os pensamentos de todos, como altíssimos e elevados também são os Seus caminhos. A Sua Inteligência é maior do que a matemática perfeita, e pode prever todas as coisas desde a eternidade. A Sua Presciência é magnífica e inalcançável, e conhece o futuro, as obras e o coração de todos desde a fundação de todos os mundos. Ninguém jamais O pode surpreender ou enganar. Ele sabe de antemão de absolutamente todas as coisas, mesmo tendo concedido o livre-arbítrio e a livre-escolha a todos a quem deu o dom da vida. Ninguém O pode vencer em sabedoria. Ele é Onisciente.

"Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? É mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber?" (Jó 11:8)

"Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz?" (Jó 9:4)

Em terceiro lugar, ninguém é tão poderoso como o Eterno. Ele é o Todo-Poderoso Deus Único, O Onipotente. O Artífice, Pai e Dono de Todo o Poder, a Fonte Infinita de toda Força que vivifica e faz a vida se mover nos céus e na terra. O Seu poder é Soberano, Supremo e Ilimitado, de maneira que para Ele absolutamente nada é impossível, entre os homens e entre todos os exércitos celestiais debaixo da Sua morada eterna. Ele envia a Sua Palavra e cria os céus, que estende como cortina para neles habitar. Fala de novo e as estrelas fogem dos espaços, se desfazendo em fogo como cera. Do sopro da Sua boca Ele concede o dom da vida, e pelo espírito da Sua luz dá entendimento a toda criatura. Chama os povos e as gerações à existência, e pela Sua Palavra traz ao mundo as coisas que não existem. Ele ordena, e os ventos saem dos seus tesouros, decreta, e vem o frio e o calor, e as nuvens se desfazem em águas para nutrirem a terra. Ele cria a vida e tira a vida, dá a sua ordem, e os mortos saem das suas sepulturas. Ele faz trovejar os céus e explode as constelações nos espaços siderais, para dar a conhecer aos homens as Suas ordenanças eternas. Se cinge, empunha a Sua espada e o Seu escudo, se veste de força e entra na guerra para pelejar, e os Seus inimigos não podem subsistir, nem prevalecer contra a Força do Seu Braço. Dele é a guerra e a vitória entre os homens e entre os anjos, opera maravilhas e faz com que um só homem desbarate todo um exército. Ele brada dos céus com os Seus raios e derrete o coração dos valentes, para livrar e salvar o Seu povo por amor do Seu Nome. Examina a astúcia das nações e envia os Seus batalhões para lhes desfazer a arrogância. Prende um homem, e não há quem o possa livrar. Ele é Sábio e Soberano, o Mestre da Sabedoria e o Rei do Poder. Ele faz tudo o que quer e lhe apraz em todos os domínios do Seu Reino, que reina sobre tudo desde a eternidade até o profundo dos infernos, sem que ninguém o possa impedir, nem lhe dizer "Que é o que fazes?", pois todos os Seus julgamentos e todas as manifestações do Seu poder são com verdade e justiça, no tempo e na eternidade, "porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba." Ninguém pode vencer a Deus em poder, nem jamais escapar das Suas Mãos. Ele é o Onipotente.

"Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação." (Jeremias 10:10)

Deus possui um outro atributo muito próprio e específico que somente Ele detém: A Infalibilidade. O Senhor, segundo o Seu poder exclusivo e eterno, possui uma qualidade que não é vista nem mesmo nos poderosos e santos anjos do Seu poder, Ele é Infalível. Seu Caráter Santo e a Sua Natureza Incorruptível, a Sua Ciência e Sabedoria Perfeitas, juntamente com o Seu Poder Soberano, o fazem Todo-Poderoso, distinto e absolutamente Infalível, numa tal medida que é completamente impossível, e plenamente impensável a possibilidade de Ele cometer qualquer erro, qualquer injustiça, ser enganado, ser surpreendido, ser vencido, ser superado ou falhar. A Sua justiça, a Sua sabedoria e o Seu poder são de uma tal natureza, e de uma tal grandeza de excelência, superioridade e transcendência que Ele é absolutamente Perfeito e Todo-Suficiente, Inalcançável, Incorruptível, Infalível, Todo-Sábio e Onipotente, acima de tudo o que exista ou seja, acima de todo ser que sente, nos reinos existenciais e superexistenciais do tempo ou da eternidade, dos espaços e dos superespaços, acima de tudo o que se possa ser ou supor.

"Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55:11)

O Senhor é o Deus Único e Supremo, o Criador Incriado, a Fonte Antecedente, o Pai da Justiça e o Mestre da Sabedoria, o Decretador das Leis e das Ordens das Existências, o Pai dos Espíritos Viventes e o Arquiteto de todos os Universos. Ele é o Senhor de Todo o Poder, Protetor, Rei e Dominador da Criação, que sustenta a vida e a matéria, cujo poder e justiça são Infalíveis. Todas as Suas Leis, a Sua Justiça, os Seus Decretos e a Sua Palavra são infinitamente fiéis, invencíveis e infalíveis. Ele é Perfeito, Íntegro e Imutável, e o Seu Caráter é Impecável, e nEle não existe nenhuma mancha, nenhuma injustiça, nenhuma falta, nenhum defeito e nenhuma sombra de variação. A Sua ciência é perfeita, Ele é o próprio Pai da Ciência e do Conhecimento. Ele sabe de tudo, de absolutamente todas as coisas, desde as tecituras de todos os corações dos espíritos até as ligaduras mais elementares dos átomos, de maneira que é impossível Ele se enganar, ser enganado ou falhar por qualquer coisa ou ser que possam existir.

"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Salmos 90:2)

A Visão Absoluta, a Sabedoria Infinita e a Inteligência Transcendente do Senhor o dotam de um poder de Presciência tão maravilhoso, tão exato e magnífico, que Ele conhece os ciclos das eternidades, e conhece de antemão os trajetos do tempo: o passado, o presente e o futuro, e o comportamento de toda a matéria e energia, sem errar nem mesmo a previsão da queda de uma folha milhares de anos antes de acontecer, sem errar a exatidão nem de um segundo ou um centímetro. E mais do que isto, a Sua Presciência manifesta um poder ainda mais extraordinário: mesmo tendo Ele concedido o livre-arbítrio, a livre Fé e a livre-escolha para todos os seres a quem concedeu o dom da vida, e mesmo não impondo nada à força ou obrigação forçada sobre ninguém, Ele conhece de antemão, desde a eternidade, a Fé, as decisões, as obras, os pensamentos, os caminhos e escolhas de cada ser a quem Ele concedeu livremente o fôlego do Seu Espírito. Ele conhece tudo e sabe de todas as coisas desde antes dos tempos eternos. Ninguém O ensina. A Sua presciência, as Suas profecias e as Suas predições são infalíveis, e todas se cumprem exatamente como foram descritas e decretadas.

"E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito em Jerusalém." (Daniel 9:12)

O Poder de Deus é Soberano e Eterno, Ele domina sobre tudo e faz absolutamente tudo o que quer, segundo o conselho da Sua sábia e soberana vontade, sem jamais praticar qualquer erro, mentira ou injustiça, porque Ele é Santo, o Fiel e Bendito Pai da Verdade. Ele cumpre tudo aquilo que promete e jamais pode falhar ou ser vencido. O Seu Poder é maior do que todos os poderes e forças que possam existir, pleno, perpétuo, absoluto e perfeito, completamente impossível de falhar ou de ser impedido. Quando Ele determina e intervém para agir, Ele infalivelmente realiza tudo o que lhe apraz, pela Sua Palavra, e cumpre tudo o que promete, sejam promessas de salvação e de bênçãos, ou promessas de julgamento e castigo, e cumpre todos os desígnios do Seu coração sem que nada e ninguém o possa impedir de fazer tudo o que Ele decreta. A Sua Fidelidade, a Sua Sabedoria, o Seu Poder e a Sua Palavra são infalíveis.

"E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." (Jeremias 1:12)

O Senhor pelo Seu poder fez os Céus, pela Sua Palavra, a Terra e todos os exércitos celestiais, e os estabeleceu em justiça, ordem e harmonia, de modo que seguem as Suas leis, e do modo como os planejou, assim foram criados e vieram a existir, sem absolutamente nenhum erro ou imperfeição. No princípio dos tempos, Ele elegeu a Abraão, e escolheu um povo particular para lhe pertencer de forma exclusiva, e sobre eles colocou o Seu Nome, libertando os Seus amados das mãos dos que os escravizavam, com grandes sinais, prodígios e maravilhas no meio da terra, para que os Seus resgatados fossem livres, e para que através deles um dia trouxesse ao mundo o Seu Filho, a Jesus, pelo qual a obra da Redenção se realizou, e pelo qual o Seu Reino, a Sua Justiça e a Sua Salvação seriam trazidos a todas as famílias da terra, entre os que crêem no Seu Nome. O Poder, a Palavra e as Promessas de Deus são infalíveis, tanto para a salvação dos que crêem quanto para o juízo dos incrédulos. Ele é Todo-Poderoso e Perfeito. Tudo o que Ele diz e projeta se estabelece, no tempo e no lugar determinados, sem jamais faltar ou falhar em coisa alguma, pois a Sua Palavra se cumpre em virtude do Seu Poder. Ele é Incorruptível e Imutável, o Pai da Glória, e a Sua Fidelidade, a Sua Palavra e o Seu Poder são invencíveis e eternamente Infalíveis, e os Seus Planos, Proteção e Promessas estarão sempre sobre todos aqueles que o buscam, através da Fé.

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23:19)
 
Paz seja com os irmãos.